top of page

Formas de onda de No-breaks:

                       A forma de onda entregue pelas concessionárias de energia elétrica é a senoidal ou senoide (que tem seu nome devido a função matemática seno), ou pelo menos deveria ser. Dependendo dos equipamentos ligados na rede elétrica e outros fatores, esta forma de onda pode ser alterada, deixando de ser uma forma de onda perfeita e prejudicando o funcionamento dos equipamentos eletrônicos mais modernos e sensíveis.

Para este artigo vamos nos limitar as formas de onda senoidal e quadrada, pois outras formas de onda como a triangular ou dente-de-serra não são comuns em No-breaks.

Onda senoidal:

Por ser a mesma forma de onda que nos é entregue pela concessionária de energia elétrica, é a forma preferida para termos na saída dos No-breaks. Como vimos antes, os No-breaks que possuem a função de “estabilizador” na rede elétrica conseguem compensar pequenas variações de tensão na rede, mas não corrigem a forma de onda se ela estiver distorcida. Apenas os modelos online (dupla-conversão) são capazes de corrigir a forma de onda e entregar uma senoide perfeita na saída. Inversores que fornecem esta forma de onda são mais caros de fabricar que os de onda quadrada, por isso não são encontrados nos equipamentos mais simples.

Onda quadrada: 

Nela os picos de tensão são feitos de forma abrupta e não em uma curva de subida e descida gradual, o que pode causar ruídos em equipamentos de áudio e evitar que alguns equipamentos funcionem, pois foram projetados para um tipo de onda e estão recebendo outra. Um exemplo clássico é a pessoa ligar um equipamento sensível em um No-break estilo “short-brake” ou mesmo line-interactive que não forneça onda senoidal na saída e achar que esta funcionando perfeitamente, mas na hora que falta luz ele não funciona direito ou simplesmente não funciona. Isto porque quando estava ligado na energia elétrica ele repassava a onda senoidal proveniente dela, mas quando opera com baterias, seu inversor provê forma de onda quadrada.

Onda senoidal-aproximada: 

Ou “senoidal-estabilizada”, “semi-senoidal” ou ainda chamada de “PWM”. São uma forma “intermediária” entre onda senoidal e onda quadrada. Como são mais baratas de produzir, tentam melhorar um pouco a onda quadrada colocando alguns “degraus” ou variações entre os picos. Não é considerada uma onda de qualidade para equipamentos eletrônicos, mas quando o fator financeiro é um limitador para um No-break senoidal, é um pouco melhor que a onda quadrada. Equipamentos de áudio como rádios, amplificadores, centrais telefônicas, ou que dependem da forma de onda para modulação de frequência, como alguns tipos de relógio-ponto, não devem ser ligados em forma de onda quadrada ou senoidal-aproximada, e sim em senoidal-pura.

Fale conosco

Entre em contato conosco para um orçamento gratuito

Como somos uma empresa baseada em  Balneario Barra do Sul , SC, nós cobrimos toda a Região

Áreas cobertas
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • google+

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page